Como Se Tornar Um Empreendedor de Sucesso

Como Se Tornar Um Empreendedor de Sucesso

O grande leque de possibilidades e o ótimo retorno financeiro são alguns dos principais fatores que levam uma pessoa a trabalhar no segmento de alimentação. Porém, não adianta apenas ter afinidade e gostar do trabalho em si. Para ter sucesso é preciso investir em alguns pontos que atualmente são exigidos pelo mercado, como empreendedorismo e marketing digital. Se estiver pensando em montar um negócio gourmet confira os passos essenciais para iniciar sua carreira empreendedora e desenvolver um empreendimento de sucesso.

Ótima Fonte de Renda

Especialmente com a crise, montar um negócio gastronômico é uma ótima maneira de ter uma renda fixa. E ainda conta com diversos atrativos como a possibilidade de trabalhar em casa. Estando ou não empregado vale a pena conferir os próximos passos e informações que selecionamos para você, pois pode dar um fim aos problemas financeiros, ter uma carreira estável e levar uma vida tranquila.

Então vamos ver os passos e por onde começar para montar um negócio próprio que seja bem-sucedido.

Encontre o Seu Nicho de Atuação

O primeiro passo para tornar-se um empreendedor de sucesso é entender o mercado e visualizar as melhores oportunidades. Faça pesquisas e tente identificar necessidades que estão sendo demandadas pelo público, mas que ainda estão carentes de soluções. Por exemplo, se perceber que determinada faculdade conta com poucas opções de lanchonetes ao redor, pode desenvolver uma estratégia para cobrir e atender a área. O mesmo pode acontecer em eventos especiais.

Outra ideia é oferecer produtos complementares. Por exemplo, nem sempre uma academia terá uma lanchonete com opções de lanches fit ou saudáveis. Isto abre uma oportunidade para vender lanches e sanduíches naturais. Inclusive, esta ideia de oferecer produtos complementares é uma excelente maneira de começar o seu empreendimento, pois tem o principal que é a concentração de seu público-alvo.

Faça um estudo para saber qual a melhor área de atuação para você. E depois de perceber as melhores oportunidades decida qual o nicho irá atuar, mapeando seu público e o que precisará investir para iniciar seu negócio.

Não Basta Especializar, Tem Que se Atualizar!

Obviamente que para ser um empreendedor é necessário investir na sua formação fazendo cursos e investindo em certificações. Mas o que fará diferença é você manter-se sempre atualizado sobre técnicas, além de novidades do seu mercado de atuação. A maneira mais simples é participar de workshops, lançamentos de produtos e cursos rápidos.

Um dos pontos interessantes de ser um profissional sempre atualizado é a oportunidade de poder entrar em contato com seus clientes oferecendo novidades, destacando-se de seus concorrentes.

Uma dica é seguir os principais canais sobre empreendedorismo na internet, principalmente redes sociais, onde encontrará uma infinidade de profissionais divulgando novidades e lançamentos de produtos.

Trabalhe Com os Melhores Fornecedores e Marcas

Falamos de estudar o mercado e manter-se sempre atualizado para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. E para ser reconhecido pelos seus diferenciais é recomendado que você trabalhe sempre com as melhores marcas e fornecedores. Este ponto faz toda a diferença, tanto que nenhum cliente (provavelmente) irá reclamar de pagar um pouco mais caro se estiver realmente recebendo o que há de melhor.

E no caso de precisar manter um estoque fique atento aos prazos e condições de seus fornecedores. Sempre lembrando que esses detalhes influenciam nos seus valores e na sua margem de lucro.

Como Se Tornar Um Empreendedor de Sucesso

Faça Parceiros de Negócio

Todo fornecedor é um parceiro de negócio, mas suas possibilidades de parcerias são praticamente ilimitadas. Para começar pode realizar parcerias com outros profissionais e empresas que oferecem produtos e serviços complementares. E ainda existe a possibilidade de criar convênios e oferecer descontos para empresas, cativando e fidelizando uma clientela. Invista em todo tipo de networking que pode trazer benefícios ao seu negócio como workshops, que são excelentes oportunidades para realizar parcerias de negócio.

Encante Seus Clientes

O processo para atrair, conquistar e reter clientes começa pela forma como faz a gestão dos mesmos. Como dizem “para conquistar um cliente basta oferecer mais do que ele está esperando” e esta deve ser a ideia principal. Veja três maneiras simples de encantar suas clientes:

  • Faça uma boa organização e logística de seus serviços.
  • Utilize uma boa ferramenta para gerenciar seus horários.
  • Ofereça serviços agregados com desconto.

Ah, não esqueça das parcerias, que também podem funcionar bem no momento de oferecer algo a mais!

Entenda de Marketing e Divulgação de Seu Negócio

É normal que no início o próprio empreendedor seja o responsável pela divulgação de seu negócio. Investir no conhecimento sobre redes sociais como Facebook e Instagram que são úteis e simples de serem administradas é altamente recomendado. O WhatsApp é uma ótima ferramenta de venda; então pode aprender mais sobre como gerenciar seus clientes através do aplicativo.

Outra maneira excelente de divulgar seu negócio é compartilhando suas principais criações, inclusive ensinando para outras pessoas. É incontável o número de profissionais que divulgam as suas principais técnicas e você pode muito bem ser mais um profissional a fazer nome divulgando conhecimentos. Se não gostar ou se não tiver como produzir neste formato pode utilizar outro, pode criar um blog para o seu negócio e realizar postagens com dicas mais simples.

Estabeleça Objetivos e Metas

Quando não tem objetivo fica mais complicado saber se está no caminho certo. Por exemplo, depois de analisar seus custos pode chegar à conclusão do número de clientes que deve atender por dia para ficar no azul. No caso de estar atendendo somente a metade (por exemplo) deve analisar o que está acontecendo e como pode fazer para atrair mais clientes. Estas metas devem ser estabelecidas dentro da sua realidade, mas não necessariamente precisam ter um limite, desde que esteja lucrando, claro!

Outro ponto interessante destas metas é a facilidade para mensuração dos seus resultados. Quando estabelece objetivos fica mais fácil saber qual semana foi melhor, o que funciona com mais eficiência no momento de atrair e divulgar, entre outros fatores que irão lhe nortear no momento de tomar as próximas decisões sobre o seu negócio.

Confira alguns tópicos que pode estudar para se tornar um empreendedor de sucesso:

  • Relacionamento com fornecedores e clientes.
  • Como oferecer serviços criativos e de qualidade.
  • Marketing Tradicional.
  • Marketing Digital para PME’s.

Além dos tópicos que são importantes e envolvem o seu nicho de atuação.

E então, o que achou deste pequeno guia de como tornar-se um empreendedor de sucesso? Se esta for a sua vontade não deixe a ideia parada e muito menos cair no esquecimento. Invista em você e seja feliz realizando e desenvolvendo um trabalho que você realmente gosta! É isto que fará com que você ame a sua profissão.

Continue lendo o conteúdo do Fazer Para Vender e confira outras dicas de como ganhar dinheiro e aumentar sua renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *